ISSN 2343-5763
versão On-line


ISSN 1317-0570
versão impressa

Instruções aos autores

Alcance e política editorial

FOCO E ALCANCE
TELOS é uma revista científica internacional quadrimestral arbitrada da Universidade Dr. Rafael Belloso Chacín (URBE), comprometida com o desenvolvimento da Ciência, especialmente na difusão do conhecimento gerado através de linhas de pesquisa e seus respectivos programas e projetos; através da publicação de conhecimentos interdisciplinares ou de apoio em diversas disciplinas do conhecimento científico (especialmente relacionadas com: gestão, comunicação, educação, engenharia e direito). 

A revista, pelo seu alcance internacional, publica em: espanhol, inglês e português. Neste sentido e oferecendo abertura editorial internacional, recebem-se propostas de edições coordenadas por investigadores reconhecidos desde as suas linhas de pesquisa em universidades internacionais.

TELOS é dirigido a estudantes, investigadores e professores. O leque de áreas é definido pelo Comitê Editorial na revisão específica para cada número. Publicam-se artigos, resenhas e documentos.

Nem a Universidade Privada Dr. Rafael Belloso Chacín – URBE, nem a Direção de Tecnologias de Informação, nem a SERVIEDUCA se responsabilizam pelo conteúdo e pelas opiniões expressas nos artigos publicados. O comitê editorial da revista coordena e supervisiona os processos de revisão e arbitragem e realiza os procedimentos normais de identificação de cópia não autorizada ou plágio. Qualquer situação vinculada a este aspecto, não detectada previamente, é responsabilidade única e exclusiva do(s) autor(es) do artigo. Em caso de algum reporte ou reclamação, deve ser feito perante o Comitê Editorial na pessoa do Editor da Revista e, após consideração do caso por parte do Comitê Editorial, o artigo poderá ser retirado da revista.

 

MISSÃO
TELOS tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico através da difusão do conhecimento de publicações interdisciplinares de alta qualidade, na busca do progresso das ciências, contando com pessoal especializado nas diversas áreas para garantir o desenvolvimento do conhecimento pertinente a favor da satisfação das necessidades da sociedade e da melhoria constante do processo de pesquisa.

 

VISÃO
Contribuir com o desenvolvimento intelectual da sociedade; tornando-se uma plataforma de excelência para a difusão do conhecimento desenvolvido em linhas de pesquisa estabelecidas no âmbito nacional e internacional através da publicação de artigos científicos, promovendo a melhoria e atualização dos processos de forma contínua.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

  1. Os trabalhos devem versar sobre investigações interdisciplinares, podendo ser estudos teóricos ou empíricos de setores/casos de ordem local, regional e internacional. Os autores devem garantir que os trabalhos apresentados são inéditos e não se encontram em postulação em outras revistas de investigação, de apresentar-se o caso o autor poderá ser sancionado com a não publicação por tempo indefinido na revista. O máximo de autores aceitos é quatro (4), excepcionalmente poderão aceitar-se até seis (6) com a devida justificação.
  2. Todos os trabalhos são submetidos a uma avaliação inicial por parte do Editor e o Comitê Editorial (constituído por expertos nas diversas áreas do conhecimento), logo após a aprovação são designados os árbitros, pelo qual o Comitê Editorial se reserva o direito de publicar os artigos que cumprem com os critérios de publicação estabelecidos na Revista. Os trabalhos que superem dita avaliação serão arbitrados por especialistas na área de conhecimento, especificamente mediante o método de “pares cegos”. Para poderem ser publicados devem obter-se duas avaliações positivas do mesmo, ainda quando apresentem correções.
  3. Os trabalhos serão consignados via Web através de duas vias: 1) O registro no Sistema OJS (Open Journal System), aceitando as normas editoriais estabelecidas e cedendo os direitos de publicação. É importante que no registro se preencham corretamente os dados do autor (es); ou 2) Através do correio eletrônico wileidys.artigas@urbe.edu.ve; em caso de ter algum problema comunicar-se através do correio telos@urbe.edu ou wileidys.artigas@urbe.edu.ve; em ambos os casos o autor autoriza a revista à publicação e garante o ponto 1.
  4. Logo após a revisão dos respectivos árbitros (que não deve exceder de 6 semanas) se comunica ao autor ou autores, a ou as correções necessárias requeridas pelos árbitros em caso de ser aceito. Da mesma forma, comunicarão via Web a aceitação ou rejeição do artigo.
  5. Os trabalhos podem ser apresentados em espanhol, inglês e português. O resumo deve estar adicionalmente traduzido ao inglês, com uma extensão entre duzentas (200) e trezentas (300) palavras; assim mesmo deve conter entre cinco (5) e dez (10) palavras chaves em cada um, que também são traduzidas ao inglês na página do abstract. O resumo deve conter: objetivo, autores principais, metodologia e conclusões.
  6. A extensão aceitada do trabalho será entre 15 e 25 páginas, com uma tipografia arial 12p., transcritos a espaço 1,5 por uma só cara. Poderão aceitar-se trabalhos de maior extensão em função da relevância e conteúdo dos mesmos.
  7. A estrutura dos artigos deverá ser a seguinte:

7.1 Para o desenho: a organização do mesmo nas primeiras páginas se encontra especificada no ponto 5.

7.2 Para o conteúdo: primeiras 3 páginas (Resumo identificado, Resumo sem identificar (para o caso do material anônimo) e abstract sem identificar, Introdução, Corpo (que dependerá do tipo de investigação), Conclusões e Referências Bibliográficas. É importante colocar os títulos em negrito e alinhados à esquerda. De existir notas se realizarão ao pé de página. Os símbolos matemáticos e fórmulas devem realizar-se com a respectiva função no editor de texto ou programa de suporte. Os gráficos, quadros e imagens devem possuir seu título e fonte, em caso de ser necessário devem apresentar-se em arquivos adicionais. Devem redigir-se em terceira pessoa do singular (impessoal), contar com adequada pontuação e carecer de erros ortográficos, conservando o equilíbrio na estrutura dos parágrafos.

8. As referências bibliográficas citadas no texto, devem aparecer na lista de referências ao final do trabalho (e vice-versa). Observe cuidadosamente que todas as referências estejam assinaladas, que a ortografia dos nomes dos autores corresponda e que as datas dadas no texto são as mesmas que as que estão nas referências. Evitar citações de fontes pouco confiáveis, sobretudo nos casos de internet. As citações serão no formato tradicional Apellidos (ano, p.) retirando o número de páginas para os casos de parafraseamento ou uso da ideia, em caso de ser documentos de organismos se cita o nome do organismo ou instituição (ano), em caso de possuir mais de dois autores deve agregar-se a palavra et al antes do ano (só nas citações, pois nas referências deve aparecer completo). Se a citação é textual de mais de 40 palavras deve separar-se em um bloco a 1 espaço com sangria de 5 espaços entre a margem direita e a esquerda.

9. De igual forma, as referências bibliográficas devem ser escritas em ordem alfabética pelo apelido do (primeiro) autor e em sangria francesa. As referências múltiplas do mesmo autor (ou idêntico grupo de autores) se ordenam por ano de publicação, se o ano de publicação também é o mesmo, diferencie-os escrevendo uma letra a, b, c, etcétera, depois do ano, formato que se usará de igual forma nas citações.

10. Para referenciar diferentes tipos de documentos deve-se seguir normas APA 7ma edição.

 

NOTAS

» Recomenda-se revisar artigos publicados da revista dos últimos 5 anos, para ver estilo e forma.

» Se não aparece o nome do autor, deve começar a referência com o título do documento ou a instituição que o respalda.

» Recomenda-se que para escrever a direção (URL), especialmente se esta é muito longa ou complicada, utilize a função de copiar em seu computador. Quer dizer, copie a direção diretamente do documento na Rede e logo transfira-a com a função de “colar” a seu documento. Desta forma se assegurará de que a direção está livre de erros.

» Todo artigo externo à fonte editora deverá adaptar-se à presente norma. Abster-se de enviar artigos em formato de tese, os resultados de tese poderão adaptar-se e transformar-se em artigos, mas não se admitirão documentos sem seu devido tratamento e melhora.

» Este conjunto de normas poderá apresentar variações com o tempo, portanto, as mudanças que se realizem na mesma, serão publicadas em data acorde a sua implantação. 

» Qualquer dúvida adicional com respeito às normas, comunicar-se com o editor ou em seu defeito com o comitê editorial através do correio fornecido anteriormente. 

  1. Das seções da revista:

ARTIGOS DE INVESTIGAÇÃO Na seção de artigos se publicarão:

  1. Artigos de investigação: Documento que apresenta de maneira detalhada os resultados originais de projetos de investigação, assim como, revisões/discussões teóricas a respeito de uma ou várias variáveis.
  2. Artigos de revisão: Documento de resultados de uma investigação onde se analisam, sistematizam e integram os resultados de investigações publicadas ou não publicadas, com o fim de dar conta dos avanços e tendência de desenvolvimento. Caracteriza-se por apresentar uma cuidadosa revisão bibliográfica de pelo menos cinquenta referências.
  3. Reportes de casos: Documento que apresenta os resultados de um estudo de caso. Inclui uma revisão sistemática comentada da literatura sobre casos análogos. 

RESENHAS DE LIVROS
Poderão incluir-se como anexos resenhas de textos, ou resumos de textos segundo a novidade dos mesmos e a importância no campo da gerência empresarial, as mesmas não podem ser de mais de 5 páginas.

DOCUMENTOS VÁRIOS

Poderão incluir-se documentos que formem parte de projetos de investigação ou trabalhos de análise dos autores que não contenham formato de artigo e cuja extensão varie de 10 a 15 páginas. Serão eleitos em função da relevância do tema e o aporte ou análise efetuado. 

NOTA DE DIREITOS DE AUTOR 

O conteúdo das publicações são responsabilidade absoluta dos autores e não da Universidade Dr. Rafael Belloso Chacín nem da revista TELOS. A revista permite aos autores manter o direito de autor sobre os artigos e documentos publicados. Telos esta licenciada sob Creative Commons Reconhecimento-NãoComercial-CompartilharIgual 4.0 Internacional License.

Os logos da universidade, URBE e da revista TELOS, estão protegidos por leis internacionais de direito de autor, de ali que esteja totalmente proibida sua reprodução.

 

Pode ver o Formato de Revisão

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo da revista, exceto onde identificado, está sob uma Licença Creative Commons

Avenida Goajira, Edifício URBE. Maracaibo, Zulia, Venezuela, CP: 4001


wileidys.artigas@urbe.edu.ve